8 Motivos Para Celebrar o Mês do Orgulho LGBTQI+ em São Paulo

Todos os anos no mês de junho, a cinzenta São Paulo se enche de cores para receber a Parada do Orgulho LGBT, uma das maiores do mundo. Em 2021, este evento que reúne milhões de pessoas será online, mas isso não significa que será menos especial. Neste post, reunimos 8 motivos para celebrar o mês do Orgulho LGBTQ+ em São Paulo com dicas de onde se hospedar.

1/8: São Paulo já foi eleita a cidade mais gay-friendly da América Latina

Uma pesquisa realizada em 2018 com 80 países elegeu São Paulo a cidade mais gay-friendly da América Latina, ocupando a 35ª posição no ranking mundial. Apesar de ter descido alguns degraus na lista desde então, São Paulo continua sendo um ótimo destino. 


O site Viaja Bi!, especializado em turismo LGBT+, por exemplo, considera São Paulo o melhor destino do Brasil para este público por ter várias iniciativas de promoção da diversidade. É o caso da Parada do Orgulho LGBT e também de eventos paralelos, como as paradas Trans, Preta, Lésbica e Bissexual.

2/8: A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo é a maior do mundo

Ao realizarem a primeira edição em junho de 1997, os organizadores da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo não imaginavam a dimensão que o evento tomaria. De um público inicial de 2 mil pessoas, a parada já entrou para o Livros dos Recordes como o maior evento LGBT do mundo, chegando a reunir cerca de 3 milhões de pessoas todos os anos. 

 

Diversas celebridades do Brasil e do exterior participam ativamente do evento, como os atores de “Sense 8”. Inclusive, algumas cenas desta série da Netflix foram gravadas durante a Parada LGBT de São Paulo! Todos os anos, o evento aborda um tema importante para a conscientização dos direitos da comunidade LGBTQI+ no país. 


Em 2020, a parada aconteceu de forma virtual e contou com cerca de 11 milhões de visualizações no YouTube. Em 2021, a 25ª edição da parada será 100% online para evitar aglomerações e terá como tema “HIV Aids Ame+ Viva+ Cuide+”. O evento será realizado em 6 de junho a partir das 14h e você poderá acompanhar toda a programação no canal oficial da Parada SP no Youtube.

3/8: A maior balada gay do mundo também está em São Paulo

São Paulo é conhecida por sua vida noturna, mas o que nem todos sabem é que a The Week é considerada a maior balada LGBTQ+ do mundo. Com capacidade para 3 mil pessoas em apenas uma noite, esta casa noturna reúne DJs renomados do Brasil e do mundo. Além da sede no bairro da Lapa em São Paulo, há uma unidade da The Week no Rio de Janeiro. A casa está temporariamente fechada, mas você pode matar as saudades de sair para dançar escutando a playlist feita com a curadoria especial da The Week aqui

 

4/8: Frei Caneca é o principal ponto de encontro LGBTQ+ de São Paulo

Pouco a pouco, os bares paulistanos estão reabrindo e o que não falta em São Paulo são boas opções para a comunidade LGBTQ+. Seja responsável e respeite os protocolos vigentes, incluindo o uso de máscaras e evitar aglomerações.

 

Um lugar que não podemos deixar de mencionar é a Rua Frei Caneca, na Consolação. Este famoso point paulistano tem início na altura do Edifício Conjunto Nacional, na esquina com a Avenida Paulista, e segue até a Praça Roosevelt. A Rua Augusta, paralela à Frei Caneca, também é um tradicional ponto de encontro, sendo mais conhecida como Baixo Augusta.

Conjunto Nacional. Pride in São Paulo

Esta região conta com inúmeras opções de lazer e entretenimento inclusivos e é muito frequentada por turistas e habitantes locais. O Shopping Frei Caneca é um ótimo passeio para os fins de semana e conta com um excelente cinema cult no Espaço Itaú. Um dos restaurantes mais frequentados no Baixo Augusta é o Athenas Restaurante, que possui um cardápio de origem grega e conta com ótimo atendimento.

 

Para aproveitar a noite paulistana, vá para o tradicional Bar da Lôca, famoso ponto de encontro na Rua Peixoto Gomide que já chegou a receber celebridades internacionais como o ator James Franco. Ali perto você também encontra o Bofetada Bar, que possui uma ampla área externa e costuma reunir amigos para o karaokê ou apenas para aproveitar seus ótimos drinks.


Também vale mencionar o Espeto Bambu, um dos bares preferidos pelas mulheres, que fica na rua Haddock Lobo. Estenda sua noite até o Espaço Desmanche, uma casa noturna com uma decoração diferenciada e música brasileira de qualidade em suas duas pistas de dança. O uso de máscara é obrigatório nas dependências da casa.

5/8: Há inúmeras opções de bares LGBTQ+ para todas as idades e estilos

Além da região da Consolação, há vários locais que merecem uma visita em São Paulo. O Caneca de Prata, que fica próximo à Praça da República no Centro Histórico, é o primeiro bar gay da cidade. 

 

Fundado em 1943, até hoje é um importante centro de encontro da comunidade LGBTQ+ acima de 30 anos. Os atuais donos, inclusive, se conheceram no bar nos anos 80 e estão juntos desde então. Ali perto você também encontra o Soda Pop Bar, voltado para o público Bears. 

6/8: Uma das principais casas de show drag queen do mundo fica em São Paulo

Em São Paulo, você também encontra a BlueSpace, uma das principais casas de show drag queen do mundo. Conhecida como “Casa Azul”, a BlueSpace já recebeu grandes artistas drag, como a cantora Pabllo Vittar, e já foi mencionada até no popular reality show RuPaul’s Drag Race. 

A BlueSpace fica localizada na Barra Funda e foi essencial para o desenvolvimento da cena LGBTQ+ na região. Seus espetáculos cuidadosamente produzidos transformaram a BlueSpace em uma das casas de show mais renomadas de São Paulo. Temporariamente fechada para evitar aglomerações, a BlueSpace continua apresentando performances de artistas através de lives no Instagram

7/8: O primeiro museu da diversidade sexual da América Latina está em São Paulo

O Museu da Diversidade Sexual (MDS) foi criado em 2012 com o intuito de garantir a preservação do patrimônio cultural da comunidade LGBTQ+ do Brasil. Suas exibições são focadas na identidade de gênero, criando um espaço de convivência e manutenção da memória desta comunidade. Localizado na Praça da República e com entrada gratuita, o museu também conta com várias exibições online. Acompanhe a programação no Instagram.

 

8/8: Você pode ficar em São Paulo e ajudar uma organização ao mesmo tempo

Sem dúvida a região do Jardins é a melhor opção para se hospedar em São Paulo. Você estará perto do agito da Frei Caneca, mas também próximo aos melhores restaurantes e cafés da cidade. 

 

Além disso, para ajudar na construção de um futuro melhor, a Casai doará 10 dólares para cada reserva feita no mês de junho (incluindo a sua!) para a Casa 1, um centro de cultura e de acolhimento da comunidade LGBT em São Paulo. Confira nossas sugestões de onde ficar no Jardins: 

Hospede-se em uma rua tranquila ao lado da Augusta e da Haddock Lobo e esteja a 15 minutos de caminhada da Frei Caneca. Conte com Wi-Fi de alta velocidade e tecnologia smart home para aproveitar sua estadia ao máximo.

Este duplex é ideal para celebrar momentos especiais com muito conforto e sofisticação. Aproveite a vista da varanda privativa e conte com o atendimento personalizado de nossos concierges para o que precisar durante sua estadia.

 

Com uma localização privilegiada entre a Paulista e a Nove de Julho, você terá fácil acesso aos melhores museus e restaurantes da cidade. Este amplo apartamento de dois quartos é perfeito para relaxar após um longo dia de passeio pela cidade.

Este apartamento de dois quartos conta com um design único e tecnologia smart home, como Google Home, Smart TV com Chromecast e Smart Lock para um check-in mais simples, sem chave e sem contato físico. Aproveite sua estadia com todo o conforto.