10 coisas que você não sabia sobre Florianópolis

Se você achava que sabia o bastante sobre Florianópolis, a lista de 10 curiosidades abaixo vai te surpreender. Descubra agora os fatos mais curiosos da Ilha da Magia:

1. A origem do apelido "Ilha da Magia" não é a que você imaginava

Apesar da beleza da Ilha ser realmente “mágica”, o motivo para o apelido não foi esse. A alcunha de “Ilha da Magia” foi motivada pelas lendas que existiam sobre fantasmas, bruxas, lobisomens e criaturas místicas em Florianópolis, que assustavam pescadores. 
 
 
Reza a lenda que pescadores de Florianópolis eram atormentados por seres místicos. Foto por Caio Pssomas.

2. Uma Avenida em homenagem ao autor de Pequeno Príncipe

Antoine de Saint-Exupéry esteve em Florianópolis muitas vezes, e por longos períodos, enquanto trabalhava como piloto. O autor de Pequeno Príncipe fez muitas amizades em Floripa, e era carinhosamente chamado de Zé Perry.

 

Hoje a Ilha possui a Avenida Pequeno Príncipe, no Campeche (local onde “Zé Perry” descia de avião), em homenagem ao escritor.

Poucas pessoas sabem a conexão entre Florianópolis e o escritor de Pequeno Príncipe. O autor fez diversos amigos na ilha, e inspirou até mesmo o nome de uma Avenida inteira em sua homenagem.

3. Florianópolis é o "Vale do Silício" brasileiro

A Ilha, além de ser referência em praias lindas e ideais para surfar, também se tornou referência em tecnologia, acumulando mais de 4.000 empresas na área.

 

Santa Catarina já abriga mais de 20% de todas as startups do Brasil.

Florianópolis é considerada a cidade mais favorável ao empreendedorismo e inovação tecnológica no Brasil. Foto por marcelokohl.

4. A Ponte Hercílio Luz é um marco da história e engenharia

Antes da Ponte Hercílio Luz ser construída, em 1926, só era possível chegar em Florianópolis por barco. Após sua construção, além de facilitar enormemente o acesso à Ilha, a ponte também se tornou – até hoje – a maior ponte de suspensão de todo o Brasil.

 

Seu custo foi tão alto, que o pagamento dos gastos só foi finalizado 50 anos depois da inauguração.

Ponte Florianópolis
A ponte marcou a história de Florianópolis e do Brasil. Foto por Caio Pssomas.
A colonização de Florianópolis foi majoritariamente portuguesa, especialmente do arquipélago de Açores. Naquele período, muitos portugueses se chamavam Manoel, e era possível encontrar diversos “Manoéis” em Floripa. O apelido Manezinho surgiu, portanto, em razão dos tantos “Manoelzinhos” que viviam na Ilha.
Foto por Caio Pssomas

6. Apesar de ser a capital, Florianópolis não é a maior cidade de Santa Catarina

Joinville é a maior cidade de Santa Catarina, com cerca de 600 mil habitantes, enquanto Florianópolis possui aproximadamente 100 mil a menos, de acordo com estimativas de 2021. 

Joinville é a maior cidade de Santa Catarina. Foto por emerfb121.

7. Um navio naufragado motivou o nome de um bairro de Florianópolis

O bairro Ingleses, um dos mais valorizados e populosos de Florianópolis, recebeu esse nome em razão de um navio britânico que naufragou em sua Praia – que passou a ser denominada Praia dos Ingleses a partir do evento.

Campeche é uma das praias preferidas de turistas e surfistas em Florianópolis. Foto por Cassiano Psomas.

8. Florianópolis é a cidade mais "geek" do Brasil

De acordo com um levantamento da Amazon, Floripa é a cidade que mais consome conteúdo da categoria “geek” do site no país – como quadrinhos, jogos, consoles, livros e action figures. A cidade foi uma das que mais comprou Mitologia Nórdica, de Neil Gaiman, em todo o Brasil.

 

São Caetano do Sul, em São Paulo, vem em segundo lugar, e ambas as cidades oscilam de posições a cada ano, mas sempre se mantendo como as primeiras colocações no “top 10 de cidades geeks brasileiras”.

Foto por Jacinto Diego

9. Você provavelmente já comeu uma ostra de Florianópolis - mesmo se nunca esteve em Florianópolis

A maior parte das ostras consumidas por todo o Brasil – aproximadamente 70% de todas elas – são de Florianópolis. A Ilha é a maior produtora de frutos do mar no país, especialmente de ostras e mariscos.

 

Portanto, se um dia você já comeu ostras, mesmo sem nunca ter pisado em Florianópolis, elas provavelmente vieram de lá.

Florianópolis é a maior produtora de ostras do país. Foto por photo-graphe.

10. Florianópolis foi a última cidade em que a Casai chegou, mas já é a segunda com mais lançamentos 

 

Hoje a Casai oferece diversos apartamentos nos melhores bairros de Florianópolis. Tudo isso aconteceu numa velocidade impressionante, e não poderia ser diferente, em uma cidade que combina tão perfeitamente qualidade de vida e estrutura empresarial, viagens a negócios e a lazer.

 

Conheça a Casai em Florianópolis e revolucione sua forma de viajar na Ilha da Magia.