Guia com as melhores atrações e onde ficar
no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro não é conhecido como Cidade Maravilhosa à toa. A vista espetacular, com praias paradisíacas de um lado e o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor do outro, são motivos suficientes para passar uma temporada no Rio.
O incentivo do governo local em transformar a cidade no maior pólo para nômades digitais da América do Sul é outra razão para planejar sua estadia no Rio. Confira um guia completo com as melhores atrações e onde ficar no Rio de Janeiro para que você possa aproveitar ao máximo sua estadia.

Melhores bairros para se hospedar no Rio de Janeiro
A cidade do Rio de Janeiro é formada por quatro regiões: Centro, Zona Oeste, Zona Norte e Zona Sul. Cada uma destas regiões é dividida em bairros menores. No Centro, você encontra prédios históricos e muitos museus, além dos famosos Arcos da Lapa e dos tradicionais bondes de Santa Teresa.
Já a Zona Oeste é um grande centro empresarial com edifícios modernos e shoppings sofisticados. Seu bairro mais conhecido é a Barra da Tijuca, que conta com praias e uma lagoa. Outra atração da Zona Oeste é o Parque Estadual da Pedra Branca.

A Zona Norte, por sua vez, é a mais populosa da cidade. Aqui estão alguns dos bairros mais antigos do Rio, como Irajá e Madureira, e algumas das atrações mais famosas da cidade. É o caso do Estádio do Maracanã, do Museu Nacional do Rio de Janeiro e da Floresta da Tijuca.
A Zona Sul é onde encontramos os cartões-postais do Rio, como a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Morro Dois Irmãos, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. As famosas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon também estão localizadas na Zona Sul.
Estadias em Copacabana
O bairro mais famoso do Rio é uma ótima opção de estadia na cidade. Em Copacabana, você estará a poucos passos da praia e de pontos turísticos, como o Forte de Copacabana ou a Estátua de Carlos Drummond de Andrade.
Elza Paradise Escape
Esteja bem localizado entre o Posto 1 e o Posto 2 e aproveite a tranquilidade da praia do Leme sem abrir mão do agito de Copacabana.
Gal Sunny Flat
Hospede-se a menos de cinco minutos da praia de Copacabana e do famoso calçadão da Avenida Atlântica.
Estadias em Ipanema
O bairro que serviu de inspiração para as canções de Bossa Nova é um dos preferidos dos turistas e também dos cariocas. Ipanema tem uma localização estratégica entre Copacabana, Leblon e Lagoa e conta com excelentes opções de bares e restaurantes, além de ter o pôr do sol mais famoso do Rio na Pedra do Arpoador.
Buarque Relaxing Stay
Aproveite a localização estratégica entre o Posto 8 da praia de Ipanema e a Lagoa Rodrigo de Freitas. Assim, você estará próximo a dois dos principais pontos turísticos da cidade.
Morais Beach Suite
Hospede-se a apenas uma quadra da praia de Ipanema e a menos de 15 minutos da badalada praia do Leblon.

Principais atrações do Rio de Janeiro
O que não falta no Rio são atrações imperdíveis que agradam a todo tipo de viajante. Confira algumas sugestões de praias, parques, museus, restaurantes e muito mais para sua estadia na cidade.
As melhores praias para conhecer no Rio de Janeiro
As praias da Zona Sul do Rio de Janeiro são divididas em postos que vão de 1 a 12. No Posto 1, você encontra a praia do Leme; já a orla de Copacabana vai do Posto 2 ao Posto 6. A praia de Ipanema está entre o Posto 7 e o Posto 10; já no Leblon estão os Postos 11 e 12.
Estas são as praias mais famosas da cidade. As areias de Ipanema e Copacabana estão sempre cheias, atraindo muitos turistas brasileiros e estrangeiros. No Leblon, você irá encontrar um número maior de cariocas, inclusive muitas celebridades. Já a praia do Leme é mais tranquila, sendo muito comum ver famílias com crianças ali.

Outras praias da Zona Sul incluem Botafogo, Urca e o Aterro do Flamengo. A Barra da Tijuca, na Zona Oeste, também conta com ótimas praias que são mais tranquilas e menos turísticas.
Mas, se o que você procura são praias paradisíacas e sem turistas por perto, nossa sugestão é ir até a cidade vizinha de Niterói. A Praia de Itacoatiara, por exemplo, tem uma vista espetacular e um mar cristalino que atrai muitos surfistas locais.
Parques e trilhas para explorar no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro possui uma das maiores florestas urbanas do mundo, o Parque Nacional da Tijuca, com quase 4 mil hectares. Neste parque você encontrará grutas, trilhas, cachoeiras e pontos turísticos, como a Pedra da Gávea e o Corcovado. A trilha que leva à Cachoeira dos Primatas, por exemplo, é de fácil acesso e garante esta imersão na natureza.
Se você preferir um passeio mais tranquilo, recomendamos o Parque Lage. Este palacete de arquitetura romana oferece uma vista incrível do Pão de Açúcar e você pode aproveitar a paisagem enquanto faz seu brunch no Plage Café.
Outra sugestão é o Parque Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristóvão. Aqui você irá encontrar o palácio que foi residência da Família Real Portuguesa e os belos jardins projetados pelo paisagista francês Auguste Glaziou. O Jardim Botânico e a Lagoa Rodrigo de Freitas também devem estar na sua lista.
Museus imperdíveis para sua visita ao Rio de Janeiro
No Rio, você irá encontrar alguns dos museus mais importantes do Brasil e bairros que refletem a história da antiga capital do país. O centro do Rio é o lugar perfeito para explorar a arquitetura de origem portuguesa.
Conheça os casarões históricos do Largo dos Guimarães e os bondes clássicos do bairro de Santa Teresa. É entre Santa Teresa e a Lapa que fica uma das atrações mais fotografadas do Rio, a Escadaria Selarón. Esta escada de azulejos coloridos foi uma homenagem do artista chileno Jorge Selarón ao povo brasileiro e se transformou em um dos símbolos da cidade.
Para conhecer a arquitetura moderna do Rio, visite o Boulevard Olímpico na Zona Portuária. Esta região foi totalmente revitalizada para as Olimpíadas de 2016 e se transformou em um passeio agradável para cariocas e turistas. Aqui você irá encontrar o futurista Museu do Amanhã e o belo mural Etnias, criado por Eduardo Kobra. O Museu de Arte Moderna (MAM) também é uma ótima opção de passeio para os fãs de arte contemporânea.
A melhor vista do Rio de Janeiro
Sugerimos alguns locais imperdíveis para aproveitar a vista do Rio de Janeiro. Mas, em uma cidade tão bonita, você com certeza irá se deparar com cenários incríveis onde quer que esteja.
Pão de Açúcar
O bondinho do Pão de Açúcar é um teleférico que liga o Morro da Urca ao Morro do Pão de Açúcar. Inaugurado em 1912, este foi o primeiro teleférico da cidade e o terceiro do mundo. A subida é rápida e, do alto do Pão de Açúcar, a 396 metros de altura, você terá uma vista panorâmica da Baía de Guanabara, da Orla de Copacabana e do Cristo Redentor. Dica: vá ao pôr do sol para ter uma vista ainda mais incrível.

Cristo Redentor
O Cristo é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e cartão-postal do Rio de Janeiro. Está localizado a 709 metros do nível do mar, no topo do Morro do Corcovado. A estátua de 30 metros de altura foi inaugurada em 1931 e é uma das atrações mais visitadas da cidade. Além de ver o Cristo de pertinho, você poderá aproveitar a vista da Baía de Guanabara e até do Pão de Açúcar.
Pôr do sol no Arpoador
Localizada entre Ipanema e Copacabana, a pequena praia do Arpoador conta com formações rochosas à beira-mar. Faça como os cariocas e vá até a pedra do Arpoador para admirar o pôr do sol. O cenário é tão lindo que os aplausos ao sol se pondo são comuns, como se fosse um espetáculo.
Forte de Copacabana
Este forte militar está localizado no Posto 6, o último antes de chegar ao Arpoador e à Ipanema. Aqui você irá encontrar um museu que conta a história do forte e uma unidade da tradicional Confeitaria Colombo. Aproveite para tomar um café – ou uma caipirinha – admirando a orla de Copacabana.
Melhores restaurantes e bares do Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, você irá encontrar ótimas opções de bares e restaurantes para todos os gostos. Sugerimos uma visita ao Empório Jardim no IMS, que foi eleito 11 vezes o melhor café da manhã do Rio. Para aproveitar seu café à beira-mar, reserve uma mesa no Arp em Ipanema. Outra opção é a padaria Talho Capixaba, no Leblon, que serve pães artesanais e doces deliciosos.
Para um almoço casual após passar a manhã na praia, recomendamos o Braseiro da Gávea e o Boteco Rainha, no Leblon. Se você preferir um bom churrasco com vista para a Baía de Guanabara, nossa sugestão é o Assador no Aterro do Flamengo.
O Rio de Janeiro também é sede de restaurantes premiados, como o francês Chez Claude, no Leblon, e o italiano Pici Trattoria, em Ipanema. Se você preferir um jantar mais casual, vá até a Pizzaria Coltivi em Botafogo. Para experimentar a culinária africana que tanto influenciou a brasileira, sugerimos o Dida Bar e Restaurante e o Afro Gourmet.
Onde ir para aproveitar a vida noturna do Rio de Janeiro
Você poderá aproveitar a famosa noite carioca em diversos bairros da cidade. A Rua Dias Ferreira é uma das mais badaladas do Leblon. Aqui você irá encontrar ótimas opções, como o bar de tapas Venga! e o gastrobar Stuzzi. Há também o Garoa Bar e Lounge, que serve coquetéis inspirados no Caminho de Santiago.
Divirta-se também na Lapa, um bairro boêmio que é repleto de bares, baladas e casas de show para todos os gostos. Para curtir um samba autenticamente carioca, dirija-se à Pedra do Sal, que realiza rodas de samba a céu aberto toda sexta-feira.
O Rio de Janeiro é perigoso?
Como em toda grande cidade, há bairros que são mais seguros do que outros. No caso do Rio, a localização é fundamental para ter mais segurança durante sua estadia. Além disso, há algumas medidas que você pode tomar para reduzir riscos na cidade:
- Durante o dia, dê preferência à bicicleta ao invés do transporte público. Afinal, a cidade é tão linda que vale a pena aproveitar a paisagem ao se locomover de um lugar a outro.
- Quando estiver na praia, não deixe seus pertences desacompanhados na areia para ir ao mar.
- Evite usar objetos de valor que possam chamar a atenção de pessoas mal intencionadas, como jóias, relógios caros e câmeras fotográficas.
- Mantenha bolsas e mochilas sempre por perto quando estiver em lugares públicos, como bares e restaurantes.
- Evite andar a pé à noite, principalmente se estiver sozinho. Opte por chamar um Uber ou 99, mesmo para distâncias mais curtas.
- Esteja consciente do que ocorre ao seu redor antes de pegar o celular ou a carteira.
- Em hipótese alguma aceite carona de estranhos. Se estiver perdido, solicite informações em uma loja ou restaurante e, se necessário, peça ajuda para chamar um táxi.
Os cariocas são muito receptivos e, tomando estes cuidados básicos, você poderá aproveitar ao máximo sua estadia no Rio de Janeiro.
Procurando um lugar para ficar no Rio? Descubra apartamentos exclusivos totalmente mobiliados e hospede-se nos melhores bairros da cidade. Reserve já sua estadia Casai.