Guia completo com as melhores atrações do Leblon no Rio de Janeiro

O Leblon é um dos lugares mais famosos do Rio de Janeiro – e certamente um dos bairros mais sofisticados da cidade.

 

Com muitas atrações, belezas naturais e opções do que fazer por lá, caso você vá se hospedar no Leblon, com certeza será uma ótima escolha. Confira abaixo nosso guia completo com as melhores atrações do Leblon e aproveite tudo o que esse bairro nobre do Rio de Janeiro tem a oferecer durante sua estadia.

Curiosidades sobre o Leblon

Primeiro, vamos entender o nome “Leblon”. 

 

Afinal, se boa parte dos bairros no Rio de Janeiro possuem nomes de origem indígena, por que o Leblon possui esse nome, que soa tão francês, destoando de seus bairros vizinhos, como Copacabana e Ipanema?

 

O nome “Leblon” surgiu realmente em homenagem a um francês que morava no Rio de Janeiro durante o Segundo Reinado. 

O homenageado chamava-se Charles Le Blond e era uma figura importante nessa época. Charles foi um grande empresário, dono de muitas terras na cidade, e que comprou territórios na região do Leblon com o objetivo de abrir uma empresa voltada à pesca de baleias.

E o empresário francês foi um visionário: até 1940, o Leblon não era nem remotamente parecido com o que é hoje. 

 

Praia do Leblon em dia ensolarado, com o Morro Dois Irmãos ao fundo
O Leblon sempre foi lindo, mas nem sempre foi um bairro tão valorizado e desejado. Créditos da foto: Raphael Souza.

Apesar das paisagens deslumbrantes que já podiam ser contempladas desde então, o bairro era considerado uma região indesejável de se morar, por ser muito distante do Centro do Rio e ainda não contar com linhas de bondes. 

 

Quem diria que anos depois, o Leblon se tornaria um dos bairros mais desejados e valorizados do Rio de Janeiro, tão associado às novelas, à sofisticação e frequentado por  famosos ao lado do belíssimo Morro Dois Irmãos.

 

Onde comer e beber no Leblon

Se você estiver se hospedando no bairro, pode aproveitar para conhecer o Baixo Leblon. Lá você vai encontrar desde botecos mais simples a restaurantes sofisticados. A única coisa que os estabelecimentos têm em comum é o movimento: em quase todos os dias você verá muita gente, já que o Leblon possui uma vida noturna vibrante, que atende a quase todos os gostos. 

 

Desde alunos da PUC, a atores globais e Cazuza, todos já passaram pelo Baixo Leblon.

Ao andar mais um pouco, do outro lado da Avenida Visconde Albuquerque, você encontra o Alto Leblon, também com muitos bares e restaurantes. Essa área é mais tranquila e menos movimentada do que o Baixo Leblon, mas também possui excelentes opções de onde comer e tomar um chope.

 

Os melhores bares e restaurantes no Leblon

 

Um lugar quase histórico que você pode conhecer no bairro é o Bar Jobi. O sucesso deste bar (que costuma estar sempre cheio) se mantém desde 1956, oferecendo bolinhos de bacalhau deliciosos e outros pratos da cozinha portuguesa.

Outro bar muito querido pelos moradores do Leblon, que também existe há muito tempo é o Bracarense, que atrai os cariocas para tomar um chope e comer seus petiscos, desde 1961. Aproveite para conhecê-lo após uma ida à Praia do Leblon, já que o bar fica a apenas 2 quadras da praia.

 

E mais um lugar quase inevitável de se fazer uma parada no Rio é o Belmonte. Esse famoso bar não está só no Leblon: há um Belmonte espalhado por todos os melhores bairros do Rio de Janeiro, como Copacabana e Ipanema. 

Onde comer pizza no Leblon?

Outro local clássico que você deve aproveitar para conhecer no bairro é a Pizzaria Guanabara. Especialmente se bater fome depois de ir ao Baixo Leblon, já que a pizzaria fica aberta até 5h da manhã (mas confira isso antes, já que a pandemia pode causar variações no horário de funcionamento).

Mas o Leblon não encanta só por seus bares e restaurantes. Há muito mais para ver e fazer no bairro.

Atrações imperdíveis no Leblon

Além dos muitos bares e restaurantes, você ainda pode (e deve) conhecer toda a beleza natural e as opções culturais que o Leblon tem a oferecer: 

 

1. Relaxe na praia do Leblon

É lá que você vai se deparar com uma das praias mais lindas do Rio de Janeiro, muito frequentada, inclusive por celebridades.

O que fazer no Leblon
Créditos: Raphael Souza
Créditos: Samuel Wesley

Aos domingos, a Avenida na praia do Leblon ainda é fechada para a prática de atividades físicas, assim como as praias de Ipanema e de Copacabana, e você pode aproveitar para andar de patins, patinete elétrico, ou alugar uma bicicleta nas muitas estações espalhadas pela Zona Sul.

 

2. Vá ao Mirante do Leblon

Quando estiver na praia do Leblon, aproveite para ir caminhando (ou pedalando e patinando, já que, como é possível notar na dica anterior, há muitas possibilidades para transitar pelo bairro) até o Mirante do Leblon, para ter uma vista linda da cidade e tomar uma água de coco.

É ainda mais recomendável se você for um pouco antes do pôr do sol, já que o sol se põe logo atrás do Morro Dois Irmãos, rendendo uma cena lindíssima de se assistir.

Se você gostar de fotografia, o passeio ao Mirante definitivamente vale a pena. Certamente algumas das suas fotos preferidas do Rio de Janeiro poderão sair de lá.

3. Conheça o Parque Municipal Dois Irmãos no Leblon

Próximo ao Mirante do Leblon também está o belo Parque Municipal Dois Irmãos, também conhecido como “Parque Penhasco Dois Irmãos”.

O Parque fica aberto até às 17h, então você pode aproveitar para conhecê-lo antes de ir contemplar o pôr do sol no Mirante, e deslumbrar-se com a vista igualmente linda, que envolve as paisagens surreais do Rio de Janeiro entre árvores, plantas e o revoar dos pássaros.

 

4. Assista a um espetáculo no Teatro Casa Grande no Leblon

Se você gosta de teatros, não deixe também de conhecer o famoso Teatro Casa Grande, que é um ícone da vida cultural do Rio de Janeiro há mais de 50 anos, com muitos espetáculos excelentes. O Teatro é de fácil acesso, por estar logo ao lado do Shopping Leblon. 

5. Conheça o Shopping Leblon

Logo ao lado do Teatro Casa Grande você encontra o Shopping Leblon, que possui uma arquitetura linda e diversas opções de lojas, grifes, restaurantes, cinema e serviços. O Leblon, aliás, possui mais de um shopping, e você pode aproveitar para conhecer também o Rio Design Leblon, polo de moda e gastronomia no bairro, que fica próximo ao Shopping Leblon e vale a visita.

 

6. Vá ao Jockey Club

O Jockey Club fica muito próximo ao Leblon (entre a Lagoa e a Gávea) e te proporcionará toda a emoção das corridas de cavalo, em uma atmosfera deliciosa e acompanhada por uma vista incrível para o Corcovado. E tudo isso com entrada gratuita.

 

 A vista durante a noite também é linda, e você pode aproveitar para apreciá-la enquanto come em um dos restaurantes do Jockey, como o excelente Rubaiyat.

 

7. Encante-se com a Lagoa Rodrigo de Freitas

A Lagoa Rodrigo de Freitas fica muito próxima ao Leblon, e lá você também pode pedalar, andar de patins ou correr enquanto contempla uma das paisagens mais bonitas do Rio de Janeiro.

Imagem de ciclista na Lagoa Rodrigo de Freitas, uma das atrações próximas ao Leblon

Esse é um ótimo passeio para fazer sozinho, em casal, e especialmente com crianças, já que a Lagoa possui muitos parques e brinquedos espalhados por sua extensão.

 

Como se locomover no Leblon

O Leblon é servido por muitas estações para aluguel de bicicletas, além de metrô, ônibus e total facilidade para chamar um Uber ou 99. Durante o dia, você também pode caminhar pelo calçadão e pelas ruas arborizadas do bairro.

 

Guia do Leblon
Uma das muitas estações para aluguel de bicicleta no Rio de Janeiro. Créditos: Marcio Chagas

 

Onde ficar na sua estadia no Leblon

 Se você já decidiu se hospedar no Leblon, confira abaixo as opções incríveis de hospedagem no bairro:

Além de uma varanda incrível, o Veloso Charming Condo possui tecnologia smart home (Google Home e Chromecast), cozinha totalmente equipada e Wi-Fi de altíssima velocidade

Esse apartamento vai te encantar. Além de estar incrivelmente bem localizado no Leblon e ter uma vista deslumbrante, é muito espaçoso, totalmente equipado, com ar-condicionado, tecnologia Smart Home, Wi-fi rápido e cozinha completa. Você ainda poderá desfrutar de produtos orgânicos das melhores marcas locais no banho, toalhas 100% algodão e lençóis 250 fios.

 

Também achou o Leblon incrível?

Depois de ler esse guia, se você decidiu se hospedar no Leblon, temos uma boa notícia. Ao reservar seu Casai agora com o cupom SEUCASAI, você garante 15% OFF na estadia nos melhores apartamentos do bairro, e pode aproveitar tudo que o Leblon tem a oferecer.

Apartamento no Leblon
Veloso Charming Condo, Leblon, Rio de Janeiro
Apartamento para alugar no Leblon
Monte Marvelous Apartment, Leblon, Rio de Janeiro