Guia completo de Brasília: o que fazer, quando ir e onde se hospedar

Brasília é a segundo destino sem praia mais visitado do Brasil. O motivo é compreensível: além de atrair diversos viajantes a trabalho ou concurso, a capital ainda atrai aqueles que querem conhecer suas atrações, paisagens únicas, e a arquitetura marcante e tão diferenciada do resto do país.

 

Se você tem viagem marcada ou anda pensando em conhecer a capital, este guia completo foi feito para você. Descubra agora as melhores dicas do que fazer, como é o clima, e onde se hospedar em Brasília, para aproveitar ao máximo sua viagem.

Foto: Rafael Expedito

Um pouco sobre a história de Brasília

Apesar de ter sido inaugurada apenas em 1960, a ideia de construção de Brasília vinha desde José Bonifácio, que sugeria já em 1823 que o Brasil transferisse sua capital para o interior do país, como forma de proteção de ataques pelo mar, e para garantir o povoamento de outras áreas do nosso território tão extenso. Até então, a população estava muito concentrada no litoral.

 

No entanto, foi apenas 137 anos depois que Brasília foi erguida, com sua arquitetura inovadora, uma vez que foi toda planejada e projetada por Oscar Niemeyer e Lucio Costa, que criaram uma concepção modernista para a capital, tanto na arquitetura, quanto no urbanismo.

 

Mas Brasília não é inovadora apenas visualmente. A capital também é única e diferenciada em seu sotaque, gastronomia, costumes e expressões dos moradores, já que sua população foi formada por diversos pedaços do Brasil. Milhares de brasileiros se mudaram para construir a cidade juntos e buscar uma vida melhor. Isso tornou Brasília uma grande mistura do país.

O que fazer em Brasília?

A capital tem muitas opções tanto para os que amam passeios ao ar livre quanto para os que apreciam arquitetura e passeios culturais.

 

Visite a Torre de TV

Vale a pena começar com um passeio que te dará vista panorâmica para vários outros nesta lista. Do alto dessa torre projetada por Lucio Costa, você tem uma visão completa do Eixo Monumental. Construída em 1967, ela é até hoje a segunda estrutura mais alta do Brasil, e te rende uma bela vista 360 graus que te dará uma noção da organização de Brasília.

 

Foto: Rafael Expedito

 

Além da vista, você também pode aproveitar a tradicional feira da Torre, que ocorre de quinta a domingo, das 9h às 17h (horários podem ser alterados em razão da pandemia).

 

Eixo Monumental

Ao sair da Torre de TV, aproveite para caminhar pelo Eixo Monumental, onde você pode conhecer vários dos prédios mais famosos de Brasília e de todo o país. Pelo (longo) caminho você verá a Esplanada dos Ministérios, a Praça dos Três Poderes, e o Complexo Cultural da República. Vá de calçados confortáveis e protetor solar, já que a caminhada é realmente longa e com pouquíssima sombra.

 

Foto; Rafael Expedito

Passear pelo lugar de bike pode ser muito agradável também. Aproveite para tirar uma foto com o famoso letreiro de Brasília no caminho.

 

Praça do Cruzeiro

Um dos melhores lugares para assistir o pôr do sol em Brasília, já que a praça é também o ponto mais alto da cidade. Além disso, a Praça do Cruzeiro é um lugar histórico: é considerada o marco inicial da construção da capital, e onde foi realizada sua primeira missa.

 

Catedral Metropolitana de Brasília

Ao chegar ao sul do Eixo Monumental,  na mesma região da Esplanada dos Ministérios, você vai avistar a bela Catedral projetada por Oscar Niemeyer.

 

Foto: Rafael Expedito

 

A Catedral Metropolitana chama atenção por fora e impressiona igualmente por dentro, em sua estrutura que parece ascender aos céus, com 16 pilastras de concreto, vitrais coloridos e anjos suspensos.

 

Pontão do Lago Sul

Uma opção de passeio relaxante às margens do Lago Paranoá, onde você pode assistir um belo pôr do sol nos decks, fazer um picnic, comer em algum dos muitos restaurantes espalhados pelo local, fazer  Stand Up Paddle, ou apenas contemplar a bela ponte JK. 

 

Foto: Rafael Expedito

 

Vale a pena também ficar de olho na programação do local. Muitos eventos esportivos e gastronômicos costumam ser realizados por lá. Você pode conferir a agenda de eventos no site oficial do Pontão.

 

Parque Sarah Kubitschek

Em Brasília você pode conhecer um dos maiores parques urbanos do mundo, e o maior da América Latina, localizado bem no centro da capital.

Essa grande área verde, também conhecida como “Parque da Cidade”, é ideal para quem busca passar um dia tranquilo na viagem. O espaço oferece quadras esportivas, restaurantes, lagos artificiais e parques de diversões.

 

Santuário Dom Bosco

Ao contrário da Catedral Metropolitana, essa igreja  não impressiona nem atrai tanto quem a vê de fora.

 

No entanto, ao entrar, seu interior surpreende e faz com que visitantes se sintam dentro de um céu estrelado, quando se vêem cercados de imensos vitrais coloridos, criados pelo artista belga Hubert Van Doorne.

 

Foto: Miria Caetano

 

A beleza do interior do Santuário Dom Bosco é tanta, que o local foi eleito uma das Sete maravilhas de Brasília pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais.

Como é o clima em Brasília e quando é melhor visitar a cidade?

Brasília tem apenas dois períodos de clima diferentes: o período chuvoso e o de seca.

O período sem chuvas vai de maio a setembro. As chuvas são tão raras, e a estiagem é tão intensa, que as queimadas são frequentes, e alguns turistas podem sofrer com pele ressecada e lábios rachados, entre outros sintomas.

Tudo isso, no entanto, é compensado pelo cenário cercado de ipês coloridos e um céu sempre azul, que facilita – e estimula – os passeios pela cidade.

 

Os ipês de Brasília são um espetáculo a parte. Foto: Rafael Expedito

 

Além disso, nesse período você pode contemplar um pôr do sol incrivelmente lindo, gerado pela baixa umidade e poeira no ar. O pôr do sol em Brasília já é conhecido por ser marcante, em razão da disposição das construções da cidade, que deixam a visão do céu livre, mas no período de seca ele consegue ser ainda mais bonito.

 

Foto: Rafael Expedito

 

Entre novembro a março é quando mais chove na capital, e muitas vezes ocorrem alagamentos nas ruas. Por isso, para quem quer conhecer a cidade, o mais indicado é viajar para a capital entre maio e setembro, já que boa parte dos passeios feitos por lá são ao ar livre.

 

Como se locomover em Brasília?

Embora Brasília não facilite a vida dos pedestres, com suas longas distâncias a serem percorridas sem sombras ou calçadas, dirigir na cidade é delicioso.

O carro é definitivamente seu melhor meio de transporte na capital, seja por Uber, 99 ou alugando um carro para se locomover durante a viagem.

O ideal, portanto, é se hospedar em apartamentos que ofereçam estacionamento. 

 

Onde se hospedar em Brasília?

Para não ter erro na escolha, fique em um Casai, e conte com suporte 24/7 , privacidade, WiFi rápido e espaços de trabalho.

A Casai oferece apartamentos premium completos em Brasília, com estacionamento e fácil acesso aos Monumentos da cidade.

Pequi Precious Escape, Setor Noroeste, Brasília
Baru Beautiful Apartment, Setor Noroeste, Brasília
Murici Cozy Escape, Setor Noroeste, Brasília

Buscando estadia em Brasília? Descubra os apartamentos autênticos da Casai, lindamente decorados, totalmente equipados para uma estadia perfeita, e com fácil acesso aos Monumentos. Reserve sua estadia hoje.