Guia com as melhores atrações de Pinheiros, São Paulo
Pinheiros é um dos bairros mais hipsters de São Paulo. Por aqui você encontra galerias de arte arrojadas, bares despojados e ótimos restaurantes. Com a conveniência dos serviços de uma área residencial e o agito de uma região universitária, este é um dos bairros mais procurados pelos paulistanos para viver e passear. Descubra as melhores atrações de Pinheiros neste guia completo.
Curiosidades sobre Pinheiros
Pinheiros é considerado o primeiro bairro de São Paulo por muitos historiadores devido à sua localização estratégica ao lado do Rio Pinheiros. O nome do bairro vem das inúmeras araucárias presentes na região.
Acredita-se que foi no Largo da Batata onde se estabeleceram as primeiras tribos indígenas no século XVI. Aliás, o nome “batata” só surgiu muitos séculos depois e é uma referência aos imigrantes japoneses que vendiam batatas no Mercado Municipal de Pinheiros.
Hoje, Pinheiros é um dos bairros mais sofisticados de São Paulo e conta com excelente infraestrutura de lazer e serviços. Além da Marginal Pinheiros, outras vias importantes são a Avenida Brigadeiro Faria Lima e a Rebouças.

Melhores restaurantes e bares em Pinheiros
Rua dos Pinheiros
Esta é uma das ruas mais agitadas da região e conta com ótimos restaurantes e bares badalados. Sugerimos o Cozinha 212, que traz uma deliciosa culinária mediterrânea e ótimos drinks, sendo o lugar perfeito para um jantar especial.
Se estiver apenas de passagem, não deixe de experimentar o café do The Coffee Pinheiros. Uma cafeteria minimalista que combina a excelência do café brasileiro com o perfeccionismo de uma produção japonesa.
Na Rua dos Pinheiros, você também encontra lojas com propostas bem diferentes. Uma das mais interessantes é a Insecta Shoes cujos calçados são produzidos com materiais recicláveis e eco-friendly.
Largo da Batata
Não se engane ao passar pelo Largo da Batata durante o dia. Esta grande praça pode não parecer nada especial mas, durante a noite, ela se transforma em um dos melhores locais para curtir a vida noturna paulistana.
Com ótimas opções de bares e restaurantes, o Largo da Batata é cada vez mais procurado pelos amantes da gastronomia em São Paulo. Por aqui você encontra desde restaurantes charmosos como o Fitó Cozinha até cervejarias artesanais de alta qualidade, como a Goose Island Brewhouse. O Largo da Batata fica ao lado da Avenida Faria Lima, próximo à estação de metrô.
Rua Cônego Eugênio Leite
Para uma boa experiência gastronômica longe do agito da Rua dos Pinheiros, recomendamos a Rua Cônego Eugênio Leite. Por aqui você encontra algumas propostas diferentes, como o Futuro Refeitório. Este restaurante tem uma decoração inovadora inspirada em uma garagem e serve deliciosos pratos orgânicos, incentivando um estilo de vida mais sustentável.
Se você é fã da culinária vegana, não deixe de conhecer o Purana.Co. Comandado por Alana Rox, a autora do livro “Diário de uma Vegana”, o restaurante conta com um cardápio 100% vegano e sem glúten intencional. A revista Veja Comer e Beber elegeu o Purana.Co o melhor restaurante vegano de São Paulo por dois anos seguidos.

Mercado Municipal de Pinheiros
Inaugurado em 1910, este é um dos mercados mais tradicionais de São Paulo. Prepare-se para se perder em meio às inúmeras lojas neste ambiente de 4 mil m2 que reúne empório de grãos e cereais, açougue, quitanda de frutas e verduras, floricultura e muito mais. Por aqui você também encontra cervejarias artesanais e até mesmo uma pizzaria napolitana. O Mercado de Pinheiros fica ao lado do Largo da Batata, próximo à Faria Lima.
O que fazer em Pinheiros
Feira Benedito Calixto
O que não faltam são opções para aproveitar o fim de semana em Pinheiros. Um dos locais mais famosos do bairro é a Feira Benedito Calixto, que acontece todos os sábados na praça de mesmo nome. Considerada uma das melhores feiras de antiguidades e artesanato do Brasil, reúne cerca de 300 expositores que vendem desde discos de vinil até souvenirs para turistas.
Não deixe de visitar a praça de alimentação da feira com comidas típicas de origem portuguesa e deliciosos petiscos, tudo ao som de um chorinho tocado ao vivo. Se preferir uma refeição mais completa, você encontra ótimos restaurantes e bares próximos à Benedito Calixto.
Instituto Tomie Ohtake
Este museu foi projetado especialmente para abrigar mostras e discussões sobre artes plásticas e arquitetura. Seu nome é uma homenagem à Tomie Ohtake, uma das mais mais conhecidas artistas contemporâneas do Brasil. Você pode encontrar algumas de suas obras espalhadas pela cidade, como o Monumento à Imigração Japonesa na Avenida 23 de Maio e os painéis na estação de metrô Consolação. Localizado na Avenida Faria Lima, o Instituto Tomie Ohtake tem entrada franca.
Escadaria das Bailarinas
O que antes era uma simples escadaria de concreto se transformou em um dos mais belos museus a céu aberto de São Paulo. Com a assinatura de Eduardo Kobra, as pinturas trazem as cores vibrantes pelas quais o artista ficou tão conhecido e reflete a beleza e a força das bailarinas brasileiras. No centro da escadaria, você encontra a pintura de Mel Reis, bailarina que dança com uma perna mecânica após sofrer um acidente.
Com acesso gratuito, a Escadaria das Bailarinas fica localizada na Rua Alves Guimarães, próxima à Rua Cardeal Arcoverde. O difícil será resistir à tentação de postar uma foto no Instagram em meio aos grafites coloridos de Kobra.
Beco do Batman
Localizado na Vila Madalena, ao lado de Pinheiros, o Beco do Batman se tornou um dos principais pontos turísticos da capital. Seu nome é uma homenagem ao primeiro grafite a ilustrar suas paredes: um desenho do super-herói Batman.
Hoje é até difícil encontrar o desenho, já que todas as paredes desta rua estão cobertas de grafites coloridos, um mais instagramável que o outro. Vale a pena tirar um tempinho para caminhar sem pressa pelo Beco do Batman, apreciando as obras dos artistas locais ou apenas relaxando em um dos vários bares da região.

Parques para visitar em Pinheiros
Praça do Pôr do Sol
Como o próprio nome diz, este é o lugar perfeito para aproveitar o pôr do sol em meio aos arranha-céus de São Paulo. Localizada em uma colina na região do Alto de Pinheiros, este parque municipal é um dos preferidos dos moradores da região.
Conta com pistas de caminhada, playground para crianças e muito espaço para fazer um piquenique. A praça está temporariamente fechada para evitar aglomerações, mas é possível conferir algumas fotos do seu pôr do sol espetacular no Instagram.
Parque Villa-Lobos
A grande área verde da região de Pinheiros é o belo Parque Villa-Lobos. Seu nome é uma homenagem a Heitor Villa-Lobos, um dos maiores compositores do Brasil. Com mais de 700 mil m2, conta com uma ótima infraestrutura de lazer. Aproveite para passear com o pet, andar de bicicleta ou fazer um piquenique em meio às árvores nativas da Mata Atlântica. O parque fica no Alto de Pinheiros, ao lado do Shopping Villa-Lobos.
Como se locomover em Pinheiros
Pinheiros é um dos bairros mais completos de São Paulo neste quesito. É fácil se locomover por aqui de carro via Uber ou 99 e mesmo de bicicleta pela ciclovia do Rio Pinheiros ou no Parque Villa-Lobos. A região também conta com fácil acesso à linha amarela do metrô.
Onde ficar em Pinheiros
1. Elis Fabulous Duplex
Um duplex sofisticado com um design exclusivo e uma localização privilegiada em Pinheiros. Hospede-se a cinco minutos do Beco do Batman e da Rua Cônego Leite.
2. Portinari Artistic Suite
Este espaçoso apartamento de dois quartos fica a apenas três quadras da Avenida Paulista e a apenas dez minutos de carro de Pinheiros. Aproveite sua localização estratégica para explorar as melhores atrações de São Paulo.