Melhores cidades do Brasil para viajar nas suas próximas férias

O Brasil é um dos países mais diversos e cativantes do mundo. Lar de um dos pulmões do mundo, e de um povo batalhador, receptivo aos turistas e caloroso, nosso país é rico em biodiversidade, cultura e história, cheio de cidades lindas para conhecer. Por isso, conhecer nosso próprio país é uma das melhores opções para quem quer viajar nas férias. Se você está planejando viajar e não sabe quais as melhores cidades do Brasil para visitar, este guia vai facilitar sua decisão.

 

Continue lendo até o final, pois compartilhamos também algumas de nossas dicas chave para viajar com segurança pelas cidades listadas.

Melhores cidades do Brasil para viajar
O Brasil tem tantas cidades lindas para conhecer, que é difícil decidir. Mas nesse guia vamos te ajudar. Créditos da foto: Lucas Lima.

As melhores cidades do Brasil para férias

O Rio de Janeiro e São Paulo estão entre as melhores cidades para viajar no Brasil, e não à toa são os dois maiores destinos dos turistas no nosso país. Ambas as cidades recebem mais de 2 milhões de turistas por ano.

 

São Paulo

E por que São Paulo é uma das melhores cidades para viajar no Brasil? Primeiro, porque opções do que fazer não faltam. Esta mega metrópole, lar de 20 milhões de pessoas, é a que possui mais museus, casas noturnas, parques, casas de shows e restaurantes do Brasil. A cidade abriga todas as últimas inovações brasileiras em finanças, gastronomia e cultura. 

São Paulo é uma das cidades que mais recebem turistas no Brasil. Foto: Rafael Neddermeyer.

Além disso, as várias linhas de metrô facilitam muito sua locomoção pela cidade. Em São Paulo é impossível ignorar as avenidas enormes, os arranha-céus projetados com perfeição arquitetônica, e a infinidade de opções gastronômicas capazes de satisfazer todos os paladares, até os mais exigentes. Confira nossas sugestões de passeios para férias inesquecíveis na Terra da Garoa:

Visite a Pinacoteca do Estado

Desde sua abertura em 1905, a Pinacoteca de São Paulo exibe mais de 10.000 peças de arte que vão desde pinturas, desenhos e esboços, até um jardim de esculturas. Quando viajar para São Paulo, não deixe de passar por este que é um dos melhores museus da cidade, e aproveite para conhecer mais da arte brasileira e tomar um latté enquanto admira as esculturas do jardim.

Vá ao Mercado Municipal

No Mercado Municipal de São Paulo você vai encontrar milhares de opções que vão desde frutas deliciosas de todas as estações do ano, carnes, peixes, e muitas possibilidades para almoçar ou fazer um lanche rápido. Se você estiver procurando uma refeição gostosa e acessível, o Mercado tem centenas de barracas onde você pode experimentar o famoso sanduíche de mortadela. 

 

Recomendamos que você visite o Mercado no meio da semana, para evitar a superlotação, especialmente durante a pandemia de Covid-19.

 

Conheça o MASP

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) pode ser reconhecido de longe em São Paulo, por seu formato diferente e horizontal. E não é só seu formato que é diferenciado: ele é um dos museus mais importantes de toda a América do Sul. O MASP abriga mais de 8.000 pinturas e esculturas de tribos indígenas e artistas de renome mundial, como Portinari e Anita Malfatti, até Picasso e Van Gogh.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Museu de Arte de São Paulo (@masp)

Confira nossos guias de Campo Belo, do Itaim Bibi e Jardins para mais informações úteis e dicas de como aproveitar ao máximo seu tempo quando viajar para a cidade. A maioria dos viajantes gasta em média R$214 (38 USD) por dia em São Paulo, e esse valor costuma ser o suficiente para cobrir três refeições por dia e hospedagem.

 

Arraial do Cabo: uma das melhores cidades do Brasil para passar as férias

Arraial do Cabo fica a apenas três horas de distância do Rio de Janeiro e oferece aos visitantes uma bela amostra do Caribe brasileiro. Suas praias de areia branca e águas turquesa fazem dessa cidade um paraíso para quem ama a praia e natureza. Se você quer férias no Brasil longe das cidades maiores, essa cidade pesqueira é uma jóia escondida ideal para passar um tempo.

 

Mergulho ou Snorkeling em Arraial

Quando se está em Arraial do Cabo, mergulhar ou fazer snorkeling é praticamente uma obrigação! Conhecida como a capital do mergulho no Brasil, há muitas praias como a Praia do Forno e Praia do Farol para mergulhar com segurança nas águas refrescantes e ver diversos peixes coloridos, tartarugas marinhas e muita vida marinha.

Foto: Mateus Pontes.

As melhores cidades do Brasil para viver

Agora que falamos das melhores cidades do Brasil para viajar, vamos falar das melhores cidades para viver, que são conhecidas por seu alto IDH e sustentabilidade. Se você está  pensando em se mudar, estas são nossas duas principais escolhas, de acordo com rankings de qualidade de vida.

 

Maringá: eleita uma das melhores cidades do Brasil 

Os rankings mais recentes da Consultoria Macroplan elegeram Maringá como a melhor cidade do Brasil para se viver. Esta cidade paranaense encantadora possui IDH acima da média latino-americana, muitos parques e ótimo índice de educação, além de se destacar no saneamento básico. Abaixo listamos algumas sugestões de passeios na cidade:

 

Dê um passeio pelo Parque Japonês

Maringá possui forte influência japonesa, e isso é visível nesse parque encantador, criado em homenagem aos imigrantes japoneses da cidade.
No momento em que você colocar os pés nas instalações do parque, você  sentirá que foi transportado para o Japão. Ao caminhar no parque, você vai se encantar com o capricho dos amplos espaços verdes, as flores, as estátuas, a ponte curva e o lago de carpas.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Parque do Japão (@parquedojapao)


Passe o dia no Solar das Águas Quentes

Esse parque aquático vai te garantir um dia divertido. Relaxe em uma das piscinas de águas termais do Solar das Águas Quentes, e aproveite que pode escolher entre piscinas de água quente, morna ou fria, ir no tobogã e nos escorregas. O parque tem uma lanchonete, restaurante, quiosque de crepe e espaços para você fazer um churrasco com a família ou os amigos.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Solar das Águas Quentes (@solardasaguasquentes)

 

Tenha um dia cheio de adrenalina no parque Yupie!

O Yupie! de Maringá oferece muitas atrações para entreter a família toda. Para aumentar a adrenalina, adultos e adolescentes podem experimentar passeios como o “Kamikaze” e o “Rei”. Divirta-se também no “Navio Pirata”, e nos carrinhos bate e bate.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Yupie! by Moreno’s Park (@yupiepark)

 

Curitiba: uma das melhores cidades do Brasil para viver

Curitiba é outra cidade paranaense que está no topo dos rankings de qualidade de vida, e é conhecida como a cidade mais sustentável do Brasil e uma das mais seguras. O governo municipal vem fazendo enormes esforços para assegurar que a cidade se mantenha limpa, implementando programas bem sucedidos de coleta de resíduos, promovendo a reciclagem, e impulsionando a educação em todos os setores da população.

Pessoas de diferentes culturas e nacionalidades passaram a chamar Curitiba de lar depois de se encantarem pela cidade. Se você quiser viver em um lugar cheio de espaços verdes e muito limpos, vai ser mais um a se encantar por Curitiba também.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Curitiba – Brasil (@curitibabrasil)

Listamos abaixo algumas das principais atrações turísticas em Curitiba.

 

Aprenda com o Museu do Holocausto

Através de documentos originais, artefatos históricos e multimídia, o Museu do Holocausto é proativo em educar as gerações mais jovens e os visitantes sobre os horrores deste período.

 

Faça uma viagem de um dia no Serra Verde Express

Embora Curitiba seja maravilhosa, recomendamos que você faça um passeio no Serra Verde Express. Este trem a vapor o leva de Curitiba a Morretes com conforto e muitas paisagens lindas no caminho. Você vai poder admirar as vistas de uma natureza suntuosa e tirar diversas fotos no passeio.

 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por 𝑯𝒆𝒍𝒊𝒆𝒍 𝑫𝒊𝒂𝒔 (@helieldiaz)

 

Apaixone-se pelos bosques e jardins de Curitiba

Curitiba tem diversos parques, bosques e jardins, e um dos mais famosos e ícone da cidade é o Jardim Botânico de Curitiba, que atrai visitantes todos os dias para contemplar as flores e tirar diversas fotos.

As melhores cidades do Brasil para expatriados e nômades digitais

Agora que já falamos sobre as melhores cidades do Brasil para viver e para viajar, quais as cidades mais recomendadas para nômades digitais e expatriados no Brasil?

 

Rio de Janeiro

Conhecido pelas paisagens lindas, carnaval, funk, samba e bossa nova, o Rio de Janeiro é um destino imperdível, e recebeu o apelido de Cidade Maravilhosa por uma boa razão. Suas praias, montanhas, mata atlântica e cenários como o Pão de Açúcar e Corcovado fazem desta cidade a mais visitada por turistas de fora do país.

Se você está planejando uma viagem pelo Rio, recomendamos ficar em bairros na Zona Sul, onde os turistas mais frequentam. Estes incluem Ipanema, Copacabana, Leblon, e Botafogo. E não deixe de passar por qualquer uma destas atrações turísticas abaixo, para ter uma ideia de tudo que o Rio de Janeiro oferece.

 

Veja o Rio da perspectiva do Cristo Redentor

Se há algo que caracteriza o Rio de Janeiro, é o Cristo Redentor, uma das novas Sete Maravilhas do Mundo. A estátua art deco está a 30 metros de altura e fica localizada na crista do Corcovado, no Parque Nacional da Floresta da Tijuca. Para chegar ao topo e ter uma vista encantadora do Rio, você pode pegar um trem (que sai a cada 30 minutos), pegar uma van de Copacabana ou da Barra da Tijuca, caminhar ou fazer uma trilha até lá.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por DESTINOS & SONHOS • VIAGEM (@destinosesonhos)

 

Visite o Jardim Botânico

O Jardim Botânico do Rio é famoso por suas belas paisagens e por sua imensa coleção de plantas. Ao lado destas diversas coleções, apresenta várias estufas e seis diferentes jardins temáticos, incluindo: roseiral, medicinal, sensorial, bíblico, japonês e beija-flores. O Jardim é o lugar perfeito para fugir da agitação da cidade e se cercar da natureza.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jardim Botânico do RJ (@jardimbotanicorj)

 

Conheça a noite da Lapa

Localizada no Centro do Rio de Janeiro, a Lapa é conhecida por sua vida noturna agitada. Lá você encontra diversos bares, restaurantes e boates tocando samba, funk, choro e todos os estilos musicais que você pode imaginar. Aproveite a oportunidade para beber uma caipirinha e festejar com os cariocas. Se você visitar a Lapa durante o dia, aproveite para tirar a famosa selfie na Escadaria Selarón e admirar a arte de rua.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Mateus Fiuza (@mateusrfiuza)

 

Para uma experiência de viagem ainda mais local e imersa, nossos guias de bairro do Leblon, Copacabana e Ipanema vão te dar informações privilegiadas sobre onde ir e o que fazer enquanto você estiver aqui. Você também pode visitar nosso guia do Rio de Janeiro com curadoria de alguns dos embaixadores da Casai no Rio de Janeiro.

Florianópolis

Florianópolis ou Floripa, como os moradores gostam de chamá-la, é uma das melhores cidades do Brasil para nômades digitais. Ao longo de sua costa, você encontrará 42 praias únicas e montanhas que proporcionam visões lindas e fazem dessa cidade um paraíso na terra, que proporciona tranquilidade e muito entretenimento ao mesmo tempo.

 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por fotos vídeos e dicas (@loucosporfloripa)

 

Conheça os muitos museus de Florianópolis

Floripa não é apenas rica em paisagens naturais, é também um tesouro brasileiro de patrimônio cultural e histórico. Não deixe de visitar qualquer um dos quinze museus da ilha para aprofundar seu conhecimento sobre a cultura local. Desde o Museu Histórico de Santa Catarina até o Museu Oceanográfico Univali e o Museu do Homem do Sambaqui, há muito para ver, aprender e se entreter.

 

Aprenda a surfar

A costa leste de Floripa é famosa no mundo do surf. Brava, Santinho e Ingleses são três das praias mais populares entre os moradores e estrangeiros. Para iniciar sua experiência com o surf, existem muitas escolas de surf certificadas na ilha que podem ensinar com segurança como navegar nas ondas de Santa Catarina.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Floripa Surf Club (@floripasurfcluboficial)

 

Vá ao Mercado Público

No Mercado Público de Florianópolis você vai encontrar frutas e legumes frescos cultivados localmente, pratos tradicionais, souvenirs e peças de arte únicas criadas por artesãos locais. Um passeio que vale a pena fazer na cidade.

Sua segurança é a prioridade

Assim como em qualquer país grande, a segurança é uma das maiores preocupações para quem viaja pelo Brasil. A boa notícia é que, com poucos cuidados e seguindo as melhores práticas de senso comum, você pode viajar de forma segura por todas as cidades que mencionamos neste guia.

Recomendamos:

  • Ficar em bairros seguros, e onde os moradores costumam receber bem os turistas.  Ao se hospedar pela Casai, você já pode ficar tranquilo quanto a isso, já que todos os apartamentos são selecionados nos melhores bairros da América Latina.
  • Evitar as favelas (até nos tours guiados, porque as companhias de turismo e os guias não podem garantir 100% sua segurança).
  • Usar Uber, 99 ou EasyTaxy para se locomover, especialmente após tarde da noite.
  • Evitar os golpes mais aplicados em turistas.
  • Não caminhar sozinho na praia de noite ou de madrugada.
  • Não mexer no celular ou na carteira mais do que o necessário.

Agora que você já sabe as melhores cidades para viajar no Brasil e o que fazer em cada uma delas, é hora de decidir onde ficar. A Casai oferece apartamentos exclusivos nos melhores bairros do Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis. Sinta-se em casa em apartamentos completos com tecnologia Smart Home e wi-fi super rápido, ficando a poucos passos das principais atrações das cidades.

Elza Paradise Escape, Rio de Janeiro
Kuerten Amazing Studio, Florianópolis
Alves Elegant Suite, São Paulo